Dicas para cuidar de orquídeas.


Ainda que os cuidados com orquídeas variem de uma espécie para a outra, todas elas são muito delicadas, exigindo atenção redobrada no que diz respeito a regas, exposição solar, drenagem e adubação.

Em geral, orquídeas gostam muito de claridade, mas não suportam a exposição direta ao sol. Sendo assim, recomenda-se colocar a orquídea próxima a alguma janela. Isso, claro, desde que ela não fique voltada para o sol entre 10h e 16h. Além disso, orquídeas também gostam de ambientes arejados. No entanto, é preciso ficar atento a locais com correntes de vento que possam derrubá-las.

Como e quando devo regar a minha orquídea?

A rega da orquídea é bastante inusitada, já que é mais fácil matá-la pelo excesso que pela falta de água. Principalmente para quem está mantendo a orquídea em um vaso sem drenagem, uma dica é colocar nela 3 pedras de gelo uma vez por semana.

Acredite, apesar de estranha, a técnica funciona! Já para quem a mantém em um vaso de barro ou xaxim, outra dica é mergulhá-lo em uma bacia com água e retirá-lo em seguida.

Vale lembrar que o uso de pratinhos não é recomendado, visto que o acúmulo de água neles favorece o apodrecimento da raiz.

Como saber se minha orquídea está saudável?

Uma orquídea florida é um bom indicativo de que a planta está saudável. Já nos períodos em que as flores não dão o ar da graça, fique atento aos seguintes sinais:

  • Folhas amareladas sinalizam excesso de água ou falta de nutrientes, ao passo que folhas muito escuras são indícios de baixa luminosidade;
  • Folhas enrugadas e bulbos encolhidos indicam falta de água. Nesse caso, procure reforçar as regas;
  • Cochonilhas são relativamente frequentes nas orquídeas. Ao notar a presença delas, utilize uma escovinha embebida em água e sabão de coco nas partes atacadas. Inseticidas próprios para plantas também são recomendados.

Agora que você já sabe como cuidar de orquídeas, é certeza que elas poderão durar muito mais tempo na sua casa! 


IR PARA O TOPO